plus minus gleich

Papo de domingo

Missão na Europa

jmj_01
jmj_02
jmj_03
jmj_04

JMJ 2013 - Site Oficial

jmj2013_banner

Sentinelas em missão no ENJ 2010

E-mail Imprimir PDF

Em mais uma iniciativa, o Encontro Nacional de Jovens - ENJ2010 contará com um momento especial na cidade do Rio de Janeiro, a Missão  Pré-ENJ. Jovens de todo país estão sendo convocados para serem missionários nos Grupos de Oração da Arquidiocese para implantação do Ministério Jovem e evangelização da juventude. Confira abaixo a Convocação.

MISSÃO PRÉ ENJ 2010 – “SENTINELAS EM MISSÃO”

CONVOCAÇÃO

“Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestra minhas mãos para o combate, e meus dedos para a guerra; Meu benfeitor e meu refúgio, minha cidadela e meu libertador, meu escudo e meu asilo, que submete a mim os povos.” (Salmo 143)

Temos os povos, as nações e a juventude sob nossa submissão, e quem somos nós? Somos as Sentinelas da Manhã, a geração que tem colocado fogo neste país, e conquistado esta juventude para Deus, o nosso compromisso é a renovação do mundo à luz do plano de Deus (Doc. Aparecida), há um chamado, portanto a palavra de ordem para estes tempos é: AVANTE!

Estimados sentinelas, estamos sendo convocados pelo próprio Senhor, “o Senhor dos Exércitos, o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha” (Sl 23, 8) e Ele não nos convoca para ficarmos na ‘reserva’, não somos reservistas, mas somos o pelotão de frente desse poderoso e grande exército. A noite da incerteza já passou, há uma nova aurora que surge, e somos nós artífices para despontar esse ‘novo dia’.

Aproximamo-nos do nosso Encontro Nacional da Juventude, ENJ 2010, cujo tema é: “Jovem, proclama a palavra e anuncia a boa notícia”, a realizar-se na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, que nos espera como o Cristo Redentor de ‘braços abertos’. Bem sabemos que além deste maravilhoso evento onde milhares de jovens carismáticos de todas as regiões do Brasil reúnem-se todos os anos, também na ocasião estaremos realizando pela primeira vez uma semana intensa de missão nesta cidade.

O Rio de Janeiro além de seus atrativos turísticos compõe um cenário indiscutível de belezas naturais, praias, culinária e muita gente bonita. Sabemos que os ‘olhos’ do Brasil e porque não dizer, os ‘olhos’ do mundo se voltam para este lugar, motivos não faltam: a cidade será uma das sedes do mundial de futebol que será aqui em nosso país (2014) assim como também a sede das Olimpíadas 2016.

É bem verdade que a mídia tem nos apresentado aspectos sociais que acabam por marginalizar este importante cartão postal, e até desconhecermos de fato aquilo que a cidade maravilhosa tem de melhor e de real a nos oferecer.

Portanto, convocamos você, jovem Sentinela da Manhã, a fazer essa experiência e com um alto nível de comprometimento, exercer esse mandato missionário. O nosso pai na Fé Abraão, obedeceu a Deus que lhe pedia para deixar a casa paterna a fim de se encaminhar para uma terra desconhecida. Esse é o Rio de Janeiro que nós estaremos adentrando, talvez desconhecido ainda por muitos, mas que espera a nossa chegada. Marchemos!

A seguir algumas orientações e informações gerais de como se dará essa atividade missionária e como participar da mesma:

1. O nosso foco principal será os 160 grupos de oração espalhados pelo Rio de Janeiro que não possuem nenhuma atividade com a juventude, ou seja, não há implantado os serviços do ministério jovem nestes grupos. Portanto, este é o motivo de fazer acontecer essa missão no Rio de Janeiro, iremos para implantar o projeto AQUI TEM JOVEM nos mesmos;

1. Todos esses grupos de oração e suas respectivas coordenações já estão cientes dessa atividade, sendo assim estão no aguardo e na expectativa de desenvolvermos um bom trabalho missionário;

1. A programação da atividade inicia com a chegada dos missionários no Rio de Janeiro durante o dia 6 de Novembro (Sábado). É importante que cheguemos até o final do dia, pois as atividades iniciarão a noite, com uma programação especial;

1. Teremos o Domingo (7) intenso de Oração, Formação, Orientações Específicas e convivência fraterna. Encerraremos o dia com a Missa de envio onde as famílias que irão acolher nossos missionários também estarão participando;

1. Terminado a Celebração Eucarística, partiremos com as famílias em direção aos seus lares, onde iremos ficar hospedados, assim no próximo dia, Segunda-Feira (8) daremos continuidade as atividades. Durante a semana até a abertura oficial do ENJ 2010, Sexta-feira (12) às 20h00, os missionários estarão sob responsabilidade das famílias;

1. Como já foi dito, iremos para o Rio de Janeiro para implantar o AQUI TEM JOVEM. Então toda a nossa programação durante os dias de missão será voltada para isso. Formações, orientações, encontros de avivamento, encontro com jovens, possíveis reuniões com os núcleos são as principais atividades a serem realizadas com o grupo de oração que irá nos receber. Vale ressaltar que em paralelo a essas atividades, poderão surgir outras como visitas nas casas, visita a pessoas doentes, abordagem na rua para anunciar o ‘kerigma’, mas tudo isso será secundário e acontecerá de acordo com o que o Espírito Santo suscitar, sempre em sintonia e discernimento com os responsáveis do grupo de oração;

1. Serão enviados em missão para os grupos de oração sempre dois (2) missionários. Ambos terão as mesmas funções, e entre si se articularão bem para com eficácia cumprirem suas atividades. No dia 7 de Novembro (Domingo) onde iremos passar as orientações mais específicas, será feita essa distribuição dos missionários por grupo de oração, em casos excepcionais essa quantidade (2 missionários) poderá ser alterada;

1. Cada missionário irá receber uma pasta contendo material sobre o “Aqui tem jovem” e também uma ficha em branco que servirá de relatório, é extremamente importante que tudo o que foi realizado durante a missão seja aí relatado;

1. Vamos aos requisitos para ingressar nesta missão:

1. Ser membro efetivo de grupo de oração;

2. Ser maior de 18 anos;

3. Ser enviado e aprovado pelo coordenador diocesano (da RCC ou/ e do MJ);

4. Ter tido uma ou mais experiências de missão, por meio do seu grupo de oração ou RCC diocese ou Estado. *

1. É imprescindível o conhecimento e a experiência com o ministério jovem, seja na sua diocese, ou no seu grupo de oração. O “Aqui tem jovem” é a nossa ‘conduta’, é a nossa ‘ação’ é o nosso ‘ofício’ dentro do movimento, por isso deveremos saber bem o que vamos fazer na missão no Rio de Janeiro.

Bom, esperamos agora o seu cadastro. Junto a essa carta - convocação você está recebendo a FICHA DE INSCRIÇÃO, a mesma deverá ser preenchida e enviada pelo coordenador Estadual do Ministério Jovem para o nosso contato:

missaoriodejaneiro@hotmail.com

Nesse e-mail você também tira as suas dúvidas e se quiser saber mais sobre a missão é só escrever, estamos esperando por você, Jovem Sentinela da Manhã.

Caso esteja interessado em participar da missão no Rio de Janeiro procure seu coordenador diocesano ou estadual do Ministério Jovem.

ATENÇÃO:

PRAZOS: 24 OUTUBRO (Domingo) é o último dia para o recebimento das inscrições.

CUSTOS: A participação do jovem na missão não implicará em valores deferidos na inscrição do ENJ 2010, sendo ambos os eventos distintos. Durante a noite de Sábado (6) e o Domingo o dia todo, os missionários ficarão acomodados todos em um só lugar, com hospedagem e alimentação necessária.

Núcleo de Missão Nacional – MJ / RCC

“Enquanto existir um sentinela em oração, as forças do mal jamais prevalecerão”

Clique aqui e faça a sua inscrição para o ENJ2010

Baixe aqui a ficha de inscrição para a Missão Pré-ENJ